sexta-feira, 11 de maio de 2012

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA

Sabemos que não conseguimos contextualizar tudo em matemática, mas uma grande parte dos conteúdos pode ser apresentada através de uma situação problema próxima do aluno e também do professor.
Poderíamos enfatizar que é preciso entender que problema não é um exercício de aplicação de conceitos pré-trabalhados, mas o desenvolvimento de uma situação que envolve interpretação e estabelecimento de uma estratégia para a resolução. Pozo (1998) considera que trabalhar problema em matemática significa colocar em ação certas capacidades de inferência e de raciocínio geral.
            Sabemos que para tornarmos nossas aulas mais significativas não importando o nível de ensino, devemos considerar a importância de refletirmos sobre a história da matemática, discutir e resolver situações-problema de forma contextualizada, para construção de possíveis modelos no desenvolvimento de projetos educativos. Todos esses estão centrados no procedimento da leitura e escrita que deve gerar a comunicação nas aulas de matemática. Contextualizar o ensino da matemática é respeitar os saberes, as vivências, as necessidades, bem como o meio social e cultural, já internalizado pelos alunos, para a construção do conhecimento; promovendo, dessa forma, uma aprendizagem matemática que lhes permita o estabelecimento de relações com as diversas áreas do conhecimento.