TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO



A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Observamos que o desenvolvimento tecnológico tem avançado muito nos últimos anos tornando mais eficaz o trabalho dos professores em sala de aula. A tecnologia está na mídia como um viés para ajudar todos os segmentos da sociedade em geral através de estudos e coleta de dados. É inegável que a mesma também está disponível para ser utilizada nas salas de aula ao redor do mundo.
Desta forma, percebemos que a cada ano e com o desenvolvimento das gerações, é comum nas escolas termos uma grande parcela de alunos que não gostam das aulas mais tradicionais, com professores apenas explicando matéria com suas aulas apenas expositivas. Nesse módulo I entendemos que os alunos já estão adaptados às novas tecnologias e nos cabe a incumbência de aproveitarmos nossos planejamentos para fazermos as adequações e explorá-las em nossas aulas.
Precisamos dinamizar as aulas, adaptando as tecnologias favoráveis ao momento, porque os alunos já vêm com essa bagagem e não mais estão interessados em aprender por aprender, ou aprender apenas porque o conteúdo está na grade curricular. Esta geração criada a partir das novas tecnologias precisa de um incentivo, um motivo bem direcionado. E esse direcionamento deve ser dado pelo professor, ou seja, precisa saber como aquele conteúdo especificamente pode ser introduzido aos alunos fazendo uso das tecnologias.
Como dito anteriormente, não adianta também equiparmos as escolas com computadores conectados à internet, internet com alta conectividade, projetores, aparelhos tecnológicos, etc. É preciso que os professores se modernizem e se adaptem aos equipamentos, se apropriem e façam uso dos mesmos. “a inserção da tecnologia na prática de sala de aula contribui para a troca de informação, além do que instiga a criatividade em vez da reprodução passiva dos conteúdos em sala de aula o que muitas vezes gera desânimo para assistir as aulas e realizar atividades propostas e até mesmo descrença em relação ao trabalho do professor” (MOURA, p.9).
Entendemos que a capacitação dos professores passa por uma mudança de pensamento, uma vez que ensinar através de um conteúdo interativo e dinâmico é uma nova forma de aprendizado.
Não basta apenas transferir os conteúdos para computadores, pendrive através de slides, é importante entender que a qualidade e o modo de ensino precisam mudar em razão da mudança de comportamento das pessoas e da sociedade em geral.
Percebo enquanto professor, que usando tecnologias minhas aulas são mais produtivas e os alunos até questionam mais suas dúvidas. Gosto muito de usar o software geogebra como recurso, régua e compasso, sketchup, winplot, etc.

REFERÊNCIAS:

MOURA, Maria da Glória Costa, A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: AVANÇOS E POSSIBILIDADES
Deixo aqui o convite para acessarem meu blog:
Também apresento o link de um vídeo trabalho com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, quando estava construindo gráfico da equação do 2º grau. https://www.youtube.com/watch?v=5DcMJJXyGTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário