A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Observamos que o desenvolvimento
tecnológico tem avançado muito nos últimos anos tornando mais eficaz o trabalho
dos professores em sala de aula. A tecnologia está na mídia como um viés para
ajudar todos os segmentos da sociedade em geral através de estudos e coleta de dados. É inegável que a mesma também
está disponível para ser utilizada nas salas de aula ao redor do mundo.
Desta forma, percebemos que a cada ano e com
o desenvolvimento das gerações, é comum nas escolas termos uma grande parcela
de alunos que não gostam das aulas mais tradicionais, com professores apenas
explicando matéria com suas aulas apenas expositivas. Nesse módulo I entendemos
que os alunos já estão adaptados às novas tecnologias e nos cabe a incumbência
de aproveitarmos nossos planejamentos para fazermos as adequações e explorá-las
em nossas aulas.
Precisamos dinamizar as aulas, adaptando
as tecnologias favoráveis ao momento, porque os alunos já vêm com essa bagagem
e não mais estão interessados em aprender por aprender, ou aprender apenas
porque o conteúdo está na grade curricular. Esta geração criada a partir das
novas tecnologias precisa de um incentivo, um motivo bem direcionado. E esse
direcionamento deve ser dado pelo professor, ou seja, precisa saber como aquele
conteúdo especificamente pode ser introduzido aos alunos fazendo uso das
tecnologias.
Como dito anteriormente, não adianta
também equiparmos as escolas com computadores conectados à internet, internet
com alta conectividade, projetores, aparelhos tecnológicos, etc. É preciso que
os professores se modernizem e se adaptem aos equipamentos, se apropriem e façam
uso dos mesmos. “a inserção da tecnologia na prática de sala de aula contribui
para a troca de informação, além do que instiga a criatividade em vez da
reprodução passiva dos conteúdos em sala de aula o que muitas vezes gera
desânimo para assistir as aulas e realizar atividades propostas e até mesmo
descrença em relação ao trabalho do professor” (MOURA, p.9).
Entendemos que a capacitação dos
professores passa por uma mudança de pensamento, uma vez que ensinar através de
um conteúdo interativo e dinâmico é uma nova forma de aprendizado.
Não basta apenas transferir os conteúdos
para computadores, pendrive através de slides, é importante entender que a
qualidade e o modo de ensino precisam mudar em razão da mudança de
comportamento das pessoas e da sociedade em geral.
Percebo enquanto professor, que usando
tecnologias minhas aulas são mais produtivas e os alunos até questionam mais
suas dúvidas. Gosto muito de usar o software geogebra como recurso, régua e
compasso, sketchup, winplot, etc.
REFERÊNCIAS:
MOURA,
Maria da Glória Costa, A
TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: AVANÇOS E POSSIBILIDADES
Deixo aqui o convite para acessarem meu
blog:
Também apresento o link de um vídeo
trabalho com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, quando estava
construindo gráfico da equação do 2º grau. https://www.youtube.com/watch?v=5DcMJJXyGTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário