domingo, 9 de dezembro de 2012

AUTO AVALIAÇÃO

Sócrates, grande filósofo! Acredito que todos nós deveríamos ter a humildade de Sócrates em dizer “só sei que nada sei” e perceber que o mundo tem muito a nos ensinar. Esta nova etapa da minha vida fortificou-me ainda mais o pensamento de que o trabalho em equipe intensifica os ensinamentos e os resultados são gratificantes.
Sabemos que não somos perfeitos e o importante nisso tudo é quando percebemos nossas limitações e imperfeições e buscamos nos outros algo que nos complete. A cada momento que se passou durante esta formação entendi que a troca de experiências, de idéias, me fez conhecer ainda mais enquanto ser humano. É muito bom estar no meio de pessoas que pensam e discutem os mesmos objetivos, construindo juntos conhecimentos. Para isso, precisamos realmente nos conhecer, pois a partir do momento que nos conhecemos como diz Sócrates, é que percebemos que nada sabemos.
Esta formação nos abriu um leque muito grande em todos os sentidos, enquanto professores, formadores e orientadores. A nossa missão foi a de colaborar com todos os cursistas na orientação, no encaminhamento de estudo em cada roteiro. Acredito que muitas falhas existiram, mas que foram superadas pelos acertos! Posso citar aqui uma que foi o acompanhamento de estudo nos grupos. Infelizmente não pude visitar todos por motivo de condução, mas na próxima etapa traçarei as datas de reuniões para que este problema não persista. A nossa presença enquanto tutores nas reuniões é muito importante, os professores realizam o estudo com mais segurança e comprometimento.
Com certeza, a bagagem foi muito grande e a absorção de conhecimento vai além do esperado. Como diz Sócrates: "todos nascem com o conhecimento e cabe ao mestre fazer o parto". A cada momento de nossa caminhada vamos adquirindo mais conhecimento. Sejam eles sós ou através de um mestre. Os mestres servem para nos ajudar a aprimorarmos cada vez mais nossos conhecimentos de forma orientada, e saber valorizar isto é tão importante quanto perceber, que quando estamos errando podemos  melhorar.
Vejo, que a todo momento estamos aprendendo algo novo, e acredito que devemos abraçar todas as oportunidades vindas, principalmente àquelas que nos engrandecem enquanto formadores, multiplicadores, professores e educadores. Em cada reflexão que fazemos de nosso trabalho, se somos comprometidos, com certeza modificaremos nosso pensar, nossas ações, etc. e traçaremos novos caminhos para podermos ensinar diferente.
A ideia é esta mesma: ao nos auto avaliarmos com sinceridade, podemos continuar investindo no que deu certo e tentar melhorar o que eventualmente não tenha saído como esperávamos. Ao melhorarmos de forma inovadora, trabalharemos mais felizes e conseguiremos ensinar melhor aos nossos alunos.