terça-feira, 10 de agosto de 2010

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O que está presente nos modos tradicionais de ensinar matemática é a redução da riqueza presente nos saberes que compõem este campo do conhecimento a um conjunto de técnicas algorítmicas. Neste cenário, a aplicação mecânica de fórmulas e repetição por meio de exemplos padronizados são comuns.
A prática excessiva de exercícios matemáticos em sala de aula, denominada de Paradigma do Exercício pelo metemático Ole Skovsmose, permance no citidiano de muitos professores atuantes, resultado da visão ainda fortemente arraigada na sociedade de que essa é uma etapa de preparação para exames pautados em práticas automatizadas de resolução de problemas. Ao se refletir sobre a evolução das diretrizes para o ensino, que se passaram de uma postura técnico-científica para uma concepção que valoriza o exercício da cidadania, fica evidente que os modos tradicionais de ensinar matemática não atendem às novas orientações curriculares.
Para avançar em direção à aprendizagem significativa, torna-se essencial, portanto refletir acerca das concepções do universo matemático, de modo que os conteúdos próprios desse campo do conhecimento sejam abordados como meios e não como a finalidade de ensino. Nesse contexto, a formação do professor é fundamental.

4 comentários:

  1. Olá, Marcelo
    Seu Blog ficou muito interessante. A própria imagem de fundo nos faz refletir sobre a aprendizagem significativa da matemática, com as figuras geométricas representadas pelos quadros e também pela aparência de antiga, refletindo o tempo histórico marcado por décadas e até mesmo séculos.
    De fato as diretrizes para o ensino mudaram o Foco de formação. Temos uma situação caótica no sentido de valores.
    Peço que acesse o meu Blog e leia o artigo do professor da UFPR e psicólogo Eugenio Pereira de Paula Júnior, com o título Geração Y: o seu novo desafio.
    http://arleida-mdias-educacional.blogspot.com/
    att

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo,

    Seu Blog ficou ótimo! A imagem de plano de fundo é maravilhosa e o texo bem de acordo com o universo matemático.
    Abraço,
    Maria Teresa Lins R. da Costa

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo,
    Triste pensar que os anos passam e a Matemática não consegue deixar de ser o bicho papão das escolas.

    É necessaŕia uma mudança de mentalidade. E mudanças de mentalidade não são uma coisa fácil.

    São necessários exemplos. Bons exemplos.

    Que sejamos esses exemplos. E que sejamos vistos como tais. Para que sejamos agentes de mudanças. Para que sejamos agentes da evolução.

    http://agentedaevolucao.blogspot.com/

    Abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcello!

    Parabéns por manter seu blog ativo, isso é muito bom! Vim fazer uma visita ao seu espaço e fico feliz que esteja mantendo as coisas funcionando tão bem. Espero que esse seja só o início e aos poucos esteja construída aqui, uma comunidade formada por diferentes ideias, opiniões e muita troca de saberes.

    Continue focado, pesquisando e expondo seus pensamentos. Traga também questionamentos para incitar a participação de seus colegas, todos têm muito a compartilhar.

    abc!
    Igor Martins

    ResponderExcluir