domingo, 12 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

(Resumo do artigo sobre Educação e Comunicação de Moacir Gadotti, através de uma discussão feita no chat do gmail, pelo grupo de tutores do multicurso matemática)

De forma geral, todos os professores gostaram do artigo apresentado. Ele nos dá um alerta e nos coloca a par da importância de aliar a comunicação para o desenvolvimento de uma educação crítica. Coloca que a criança, o jovem e o adulto querem satisfação e alegria uilizando a comunicação e por consequência a educação. O texto, que é parte de um livro fala da relação mídia com a escola principalmente na EJA. A abordagem do texto nos alerta sobre a utilização da mídia e da influência que ela causa, enfatizando os aspectos positivos e negativos da mídia, além de alertar de que a TV e outros meios de comunicação devem ser usados de maneira crítica. O autor coloca inclusive que o estado deveria investir no uso de gravações tipo vídeo em escola, desta forma nossos alunos conhecerão melhorar essa relação realidade e o que os vídeos podem trazer de bom no ensino aprendizagem. Destacamos também da importância de analisar os recursos tecnológicos de acordo com a formação didática para não banalizarmos ou criarmos estereótipos e discutirmos até que ponto as mídias estão contribuindo para o crescimento da educação e o que acreditamos que a escola deve denunciar com relação às mídias? Hoje não tem como separa a educação das mídias, é um processo de humanização. O autor faz colocações importantes, dizendo que a televisão é a cultura da satisfação e que a escola tem que trazer satisfação para o aluno, assim poderíamos criar uma pedagogia de comunicação. Devemos ser críticos, usá-las de maneira a direcionar o aluno a explorar criticamente não aceitando todas as informações que os meios de comunicação nos coloca, manipulando as mentes para uma realidade voltada a interesse políticos e consumistas. Se for usada sem fazermos a reflexão caímos na mesmice, devemos denunciar que as mídias, principalmente a televisão, estabelecem padrões, estimulam o consumismo desenfreado, não se acrescenta nada, apenas entretenimento! As pessoas são totalmente influenciadas pela televisão sem perceber que estão sendo dominadas, como o modo de falar, de se vestir, etc. Isto nos leva a crer que cabe o interesse de cada um, todos acabam pensando que o que a televisão diz é o melhor, certo. Devemos aprender a usar a comunicação como fazem os especialistas em comunicação: conseguir levar à criança, ao jovem e ao adulto os que desejam: satisfação, alegria, também na escola. A escola cresce quando tira proveito das mídias para a cultura que acontece na escola. Isto é muito importante a satisfação a alegria o estar bem Tem que fazer parte da escola, assim eles aprendem e não esquecem pois estão envolvidos.

E o que a escola pode denunciar com o uso das mesmas mídias? Quando ele fala em denuncia acredito que, devemos levar o aluno a diferençar e fazer uma postura crítica daquilo que está sendo exposto na mídia, com limites de realidade, humanidade, solidariedade, ética, respeito, sem preconceito.

Acredito que devemos anunciar que as mídias podem ser usadas a favor da educação. Como o autor coloca: "Só aprendemos aquilo em que nos envolvemos profundamente e faz sentido para nós", quando faz sentido encontramos respostas que nos fazem crescer e que atraiam para um mundo de informações que sejam apropriadas para cada idade, por isso, podemos até usar as mídias da melhor forma possível. Se o aluno não se envolver, de nada adiantará.

As mídias podem ser uma forma de despertar o interesse do aluno, mas infelizmente ainda temos muitos professores que nem sabem usar as mídias, imaginem usá-las de forma correta! É preciso capacitar os professores, pois não é só usar mídias prontas como também fazer com o aluno produza seus próprios meios, Gadotti cita a importância do uso e da produção de vídeos. A criação de vídeos gravados pelos alunos orientados pelo professor surtem efeitos positivos na educação, eles dão mais significado àquilo que estão aprendendo. Achamos sala de aula sacal, mas Gadotti deixa claro que sala de aula é "lugar privilegiado da educação, e a escola como um local de criação e recriação da cultura e da cidadania", sendo assim, os professores precisam se adequar e analisar criticamente o uso das mídias e aprender a utilizá-las na prática.

Como esse tema pode ser abordado na formação de professores? O professor quer algo que surta efeito rápido, mas isso não acontece na realidade. O primeiro passo seria identificar os professores com dificuldade no manuseio de tecnologias e capacitá-los para que ao menos percam o medo e aprendam o básico para começar. Penso que integrar teoria e prática é fundamental e a formação continuada é o principal espaço para isso, já que muitos não tiveram esse tipo de formação na graduação. A maioria dos professores quer modelos, mas na realidade precisamos ensinar os professores a usar a máquina. Existem coisas simples que alguns não sabem. As mídias ainda criam impacto social na educação e para que isso seja ultrapassado, devemos aplicar e fazer o uso de todas as mídias que as escolas dispõem. Não podemos esquecer que usar mídias não depende só de internet e sim de todos os recursos midiáticos, como: rádio, televisão, jornal, etc...

2 comentários:

  1. Excelentes reflexões, Marcelo!

    Destaco a parte onde você diz que "devemos aprender a usar a comunicação como fazem os especialistas em comunicação: conseguir levar à criança, ao jovem e ao adulto os que desejam: satisfação, alegria, também na escola. A escola cresce quando tira proveito das mídias para a cultura que acontece na escola".

    Abração,
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marcelo,

    Seu texto está de acordo com minhas ideias, também tive grande proveito das mídias e acredito que com elas conseguimos, hoje, somar mais do que dividir.
    Gostei do seguinte trecho que escreveste,pois contempla a necessidade de agora, que meus colegas refletem: "muitos professores que nem sabem usar as mídias, imaginem usá-las de forma correta! É preciso capacitar os professores, pois não é só usar mídias prontas como também fazer com o aluno produza seus próprios meios, "
    Abraços e bom trabalho
    Silvia

    ResponderExcluir