segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Atividade 3.1- EIXO AVALIAÇÃO

Endereço do WIKI:
Atividade do PFT: Eixo III - Avaliação.
Resumo
A série Mão na Forma apresenta, de forma prática e atraente, como identificar as formas geométricas que existem ao nosso redor, usando uma abordagem interdisciplinar, na medida em que relaciona as formas geométricas com: fatos históricos; aplicações na construção civil; as artes e formas similares encontradas na natureza.  Os sólidos platônicos são mostrados com abordagens distintas e entre estas. As formas geométricas planas destacadas são: o triângulo, o quadrado e o pentágono regular. O teorema de Pitágoras é abordado e ilustrado. A relação 3, 4 e 5 do triângulo retângulo de Pitágoras é investigada nos sólidos platônicos. Durante esta investigação, são enfatizados os elementos externos dos poliedros que são as faces, os vértices e as arestas.
Palavras-chave
Sólidos platônicos, dodecaedro, pentágono, geometria, Teorema de Pitágoras.
Nível de ensino
Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e 1º ano do Ensino Médio.
Componente curricular
Matemática.
Disciplinas relacionadas
Ciências, História e Artes.
Aspectos relevantes do vídeo
No vídeo “Diálogos Geométricos”, os conteúdos mais importantes dos seis vídeos anteriores da série “Mão na Forma” são retomados. O destaque é dado aos seguintes temas: as características dos triângulos com relação ao número de lados e ângulos; a rigidez das estruturas triangulares e sua aplicação na construção civil e no equilíbrio do corpo humano; as figuras geométricas que aparecem na natureza; o desenho de malhas; os sólidos geométricos; o triângulo de Pitágoras e a relação 3, 4 e 5 encontradas nos sólidos platônicos. Aparecem destacadas várias figuras geométricas planas como o quadrado, o triângulo como figura que não se deforma, os ângulos internos e seus lados. As flores na natureza ajudam o aluno a relacionar o ambiente com as figuras geométricas já estudadas e ajuda a relacionar o mundo ao seu redor com a geometria.
Duração da atividade
50 minutos.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Relacionar as estruturas presentes na natureza com a geometria plana e espacial.
Observar o mundo ao seu redor para identificar figuras geométricas em diversos espaços e no seu próprio cotidiano contribuindo com sua aprendizagem.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno
Noções primitivas de geometria.
Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades
Etapa 1 – mobilização
Motive-os a partir de uma pequena discussão relacionada às formas geométricas. Por exemplo: Tem geometria numa flor de lotus? Na calçada de sua casa?  Quais as formas geométricas que aparecem? Qual é a principal forma de um telhado de um galpão? A partir disto programe a construção de figuras geométricas numa folha A4 a partir de figuras primitivas, como triângulo, quadrado, etc. A avaliação diagnóstica entraria neste momento para verificar se os alunos já têm um conhecimento da geometria primitiva.

Etapa 2 – Exibição do Vídeo
Exiba o Vídeo “Diálogo Geométrico”. Este tem duração aproximadamente 10 minutos e pode ser encontrado no endereço:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me004809.mp4
Etapa 3 – Atividade
Pedir aos alunos que desenhem em uma folha de papel A4 figuras geométricas planas e através delas fazendo pontes, linhas de intersecção para formar novas figuras identificando quantidade de lados com seus respectivos nomes. Em grupos desenhar triângulos com três dimensões diferentes e fazer testes se neles valem a relação do Teorema de Pitágoras.
Avaliação:
A avaliação será realizada de forma a valorizar a participação do aluno em cada etapa do processo verificando o seu desenvolvimento  em torno do objetivo proposto.

2 comentários: