terça-feira, 18 de julho de 2017

ESTUDO DE FUNÇÃO COM MAPA CONCEITUAL

ATIVIDADE UTILIZANDO MAPA CONCEITUAL
A atividade foi desenvolvida com alunos da 1ª série do Ensino Médio com o conteúdo de Função.
Após ter dialogado com os alunos contextualizando a função como conteúdo matemático, porém de uso rotineiro na vida dos estudantes, definimos Função Afim ou Função Polinomial do 1º grau, classificando-as de acordo com sua crescência e condicionando os coeficientes de a e b na função definida como f(x)= ax + b.  Depois de entendido e dado alguns exemplos de funções, perguntei se eles já conheciam a técnica de mapa conceitual como critério de assimilação e organização de conteúdos. Eles me disseram que já tinham feito na aula de Biologia. Desta forma, retomei um modelo de mapa conceitual e solicitei que construíssem um para formalizar o conteúdo visto na aula. Constatei que alguns tiveram dificuldade em desenhar o resumo, porém outros se desempenharam com criatividade.
Observando e argumentando o trabalho de cada um, percebi que através do mapa conceitual os alunos ficaram felizes em expor seus pensamentos e entendimentos através de um resumo utilizando desenhos, até mesmo geométricos.
O aluno A, disse “de agora em diante eu farei sempre esse resumo para facilitar meus estudos, através do mapa conceitual, consegui expor meu pensamento e organizar minha ideia do assunto estudado, farei isso em outras disciplinas também.”
Os Mapas Conceituais nos auxiliam de modo simples no entendimento através do visual e do escrito, conteúdos abordados em todos os sentidos, nos auxiliando e minimizando esforços no acondicionamento das ideias. Muito proveitoso o momento com os alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário